-
Arquitetos: NITAPROW
- Área: 110 m²
- Ano: 2016
-
Fotografias:Ketsiree Wongwan
-
Fabricantes: Chuda Intertrade, Corner 43 Decor, Siammaithaidecor and Son
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no principal bairro residencial de Thonglor, essa edificação serve como loja/showroom para os produtos de cuidado corporal Patom, além de abrigar uma pequena cafeteria com 25 lugares. Um lugar para criar consciência ecológica e vida sustentável através de uma série de workshops e feiras de agricultores celebrados no jardim onde são vendidos produtos frescos da rede local de orgânicos.
O pequeno edifício de madeira e vidro encontra-se em um montículo levemente elevado de grama silvestre e samambaia que naturalmente suavizam sua forma retangular, enquanto cuidadosamente se preserva uma linha existente de árvores frutíferas.
A transparência do edifício e seu modesto tamanho foram utilizados para revelar a extensão do exuberante jardim circundante, mais além do seu volume, que por sua vez, cria um cenário onde os transeuntes podem captar uma visão clara dos meios de subsistência dentro do recinto junto ao entorno natural do jardim.
O uso da curvatura no desenho facilita o fluxo físico e visual do recinto retangular e reconecta conceitualmente a linguagem do desenho interior com sua paisagem.
A escada caracol envolta em espiral e o intermédio curvo correspondente, agregam ao interior um ambiente de refúgio elevado com vista privilegiada, um detalhe lúdico e de intimidade.
A composição dos pilares de madeira e o padrão da cobertura referenciam à vista cênica dos coqueiros e palmeias na granja orgânica de Patom, onde seus altos e finos troncos com ramos irradiam ao redor do zênite das árvores formando um gesto inspirador que inicia o desenho estrutural da cobertura e do pilar central.
Com grande respeito pela madeira como material de construção renovável e sustentável, todos os pilares estruturais e vigas são conscientemente feitos de sequoia recuperada e madeira Tabak reutilizada da antiga e abandonada casa flutuante do proprietário. Os troncos que formam a base das mesas de metal foram recolhidos das árvores caídas na fazenda do proprietário. Mesas e cadeira de café foram reformadas da coleção de móveis de teca. Uma abordagem orgânica e moderna para equilibrar o entorno natural e o construído.
Originalmente publicado em Outubro 15, 2017.